AEMK - Associação Estavam e Maria Kovacsik

  • A+
  • a-
  • Voltar


Ponto de Atendimento do mês: Setembro 2013

27/09/2013
Fonte:
AEMK

PA 0001 – Santa Cruz (antigo Jabaquara) - Em nosso primeiro informativo iremos falar também do primeiro Ponto de Atendimento criado. Muito antes da criação da AEMK. O PA hoje localizado no bairro da Santa Cruz, em São Paulo, tem como responsável a terapeuta Celeste Kovacsik. Ela é neta do Sr. Estevam e teve oportunidade de acompanhar por muitos anos o seu avô no atendimento e aprender com ele a terapia Kovacsik.

Esse PA começou sua atividade oficialmente em Janeiro de 1960 com o próprio Sr. Estevam no porão de sua casa. Com seu falecimento, o atendimento mudou para a casa da mãe da Celeste, no mesmo terreno, porém na casa ao lado da casa do Sr. Estevam, e teve como responsável a Dona Júlia, que seguiu o atendimento por muitos anos com todo amor e carinho pelos pacientes. Marca registrada de sua personalidade.

 

A Celeste assumiu, seguindo com o amor e carinho ao paciente, a responsabilidades pelo atendimento no final de 2006 e em fevereiro de 2013 devido a iminência de uma desapropriação optou por mudar o endereço de atendimento para o bairro da Santa Cruz em um lugar cedido para essa finalidade por um paciente muito satisfeito com a terapia e com vontade de ajudar.

 

Esse PA tem em torno de 8 voluntários que se alternam para o atendimento ao público. Funciona as sextas a tarde e tem a estimativa de ter no momento 80 pacientes em estágios diferente da terapia. Antes da abertura de outros PAs, chegou a ter 600 pacientes. É no espaço desse PA que a AEMK realiza o treinamento de futuros terapeutas que atuarão na grande São Paulo.

Há uma estimativa de já terem sido atendidos algumas milhares de pessoas no decorrer dos 53 anos de existência desse Ponto de Atendimento. Aproximadamente 900 durante os últimos 7 anos na responsabilidade da Celeste. Esse PA foi a referência para a criação do conceito de Ponto de Atendimento e do trabalho voluntário. Conceitos que hoje são amplamente difundidos pela AEMK.

Telefone de agendamento nesse PA: 5588-5336 (sec. Eletrônica).